Home / Uncategorized / Biografia

Biografia

O deputado Luiz Turco nasceu em São Paulo, mas logo foi para Santo André, onde mora até hoje e onde começou a sua vida política. Não demorou muito para Luiz começar a se indignar com as injustiças que ele via ao seu redor, parte disso graças a igreja católica, que frequentou desde muito criança.

Foi lá que ele teve contato com os primeiros discursos que pregavam um país mais justo e igualitário, sem explorados nem exploradores. Um país, como ele aprendera, de um povo que deveria amar o próximo como a si mesmo. Por isso ele entrou na JOC, a tão falada Juventude Operária Católica. Daí em diante, Luiz Turco não passou um dia sequer sem lutar por aqueles que mais precisam.

Na década de 80, já no fim da Ditadura Militar que cercou as liberdades dos cidadãos, Luiz Turco foi um daqueles que sentiu a necessidade de unir em um mesmo projeto todos aqueles que, como ele, queriam construir um país melhor, principalmente para os mais pobres. Foi daí que, junto dos sindicatos, de parte da igreja católica e centenas de intelectuais, que surgiu o Partido dos Trabalhadores.

Desde então foram diversas vitórias. Luiz Turco coordenou a campanha que elegeu o prefeito Celso Daniel em Santo André, foi eleito presidente do Partido em 91, 93 e 2012, e foi do Diretório Estadual por 17 anos, quando pôde andar por todo o Estado ajudando a construir o PT, formando outros dirigentes e consolidando em diversas cidades um espaço constante de diálogo com a população.

turcolula

Luiz Turco também coordenou as campanhas do presidente Lula em 98, quando infelizmente foi derrotado depois da manipulação do debate entre Lula e Collor pela Rede Globo, e depois nas vitoriosas campanhas de 2002 e 2006, que levaram o primeiro metalúrgico para a presidência do Brasil. Turco ainda se destacou nas manifestações que levaram ao impeachment de Fernando Collor, sendo uma das principais vozes da oposição no ABC.

Em Santo André, também teve papel preponderante na vitória de Carlos Grana para prefeito, que consolidou uma série de políticas públicas inclusivas na cidade.

Por fim, em 2014, Luiz Turco recebeu um de seus maiores reconhecimentos: foi eleito deputado estadual com 78.670 votos. A partir daí, seu mandato se destaca pela intensa participação popular, pelos diversos debates e presença em todas as lutas em defesa daqueles que mais precisam.

IMG_5904

Check Also

educ1

Luiz Turco participa de audiência com o secretário estadual de Educação

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa realizou na tarde de terça-feira (21) …