Home / Uncategorized / Laudo da Cetesb desaprova construção de Usina e reafirma vitória da população de Peruíbe

Laudo da Cetesb desaprova construção de Usina e reafirma vitória da população de Peruíbe

Movimento “Usina Não” teve mais uma vitória em Peruíbe: a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) indeferiu pedido de licenciamento da Gastrading Comercializadora de Energias S.A. para a construção do Projeto Verde Atlântico Energias. A decisão, publicada no Diário Oficial no dia 19,concluiu pela inviabilidade ambiental e é mais uma garantia depois de uma longa luta da população de Peruíbe.

A frente “Usina Não”, composta por sociedade civil, comunidades indígenas, coletivos, movimentos sociais, partidos e parlamentares, já vinha se mobilizando há muito tempo contra a usina, realizando atos e tentando realizar audiências públicas para mostrar à população os malefícios que a construção traria à cidade.

Em novembro desse ano, fruto dessa pressão popular, foi aprovada na Câmara Municipal uma lei que proíbe a instalação de empreendimentos causadores de poluentes no ar. Inviabilizando assim a construção da Usina.

A proibição da Cetesb, nesse sentido, é mais uma garantia à vitória da população. Segundo nota da Companhia, “a Cetesb informa que concluiu pela inviabilidade ambiental do Projeto Verde Atlântico Energias, previsto para o município de Peruíbe, litoral sul do Estado, após analisar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) que embasou o pedido de Licença Prévia Ambiental. Segundo parecer técnico da Companhia, o estudo ambiental deixou de abordar aspectos relevantes para a avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento, além de tratar de maneira simplista os impactos significativos do projeto, sem considerar a complexidade social e ambiental da região”.

Além da mobilização popular, foi criada a frente parlamentar contra a termoelétrica em Peruíbe, que reúne diversos parlamentares, dentre eles, o deputado estadual Luiz Turco, titular da Frente.

Os moradores de Peruíbe deram exemplo de organização e garantiram uma vitória que entrará para a história da cidade.

Check Also

IMG_5904

2017: um ano de muitas lutas, desafios e conquistas

2017 foi um ano difícil para o Brasil. O governo ilegítimo de Temer realizou uma …