Home / Uncategorized / Deputado Luiz Turco cobra esclarecimentos do Secretário de Transportes sobre abandono da linha 18-bronze do ABC

Deputado Luiz Turco cobra esclarecimentos do Secretário de Transportes sobre abandono da linha 18-bronze do ABC

O deputado estadual Luiz Turco enviou um Requerimento de Informação ao Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissoni, cobrando esclarecimentos sobre os atrasos na implantação do monotrilho da linha 18-bronze, que passaria por São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul ligando-as ao Tamanduateí, na Capital Paulista.

As informações solicitadas são:

  1. Existe previsão para a implantação do monotrilho da linha 18-bronze? Se negativo, por quê?
  2. O Governo considera a possibilidade de troca de modal da citada linha?
  3. O Governo do Estado tem recursos para fazer as desapropriações necessárias para a implantação do elevado e das estações do monotrilho da linha 18-bronze?
  4. Em caso positivo, qual a previsão de início das desapropriações das áreas constantes do Decreto de Utilidade Pública nº 59.762 de 19/11/2013?
  5. Todas as áreas constantes do citado DUP serão efetivamente desapropriadas?

Desde 2014 o Governo do Estado de são Paulo vem prorrogando o contrato com o consórcio “Vem ABC” para a construção do monotrilho da linha 18-bronze. Além de não ter conseguido o aval da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX) para contrair empréstimo de US$ 128,7 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo também não resolveu questões técnicas e não deu início às desapropriações necessárias.

O custo do monotrilho passou de $4,2 bilhões em 2012, com previsão de término em 2015, para cerca de $5 bilhões. Esse preço aproxima-se ao custo do quilômetro de metrô, que, por sua vez, transporta até três vezes mais passageiros, levando o Consórcio intermunicipal do ABC a sugerir estudos para a troca do modal.

Entendendo a gravidade da situação, o mandato do deputado Luiz Turco cobra esclarecimentos do Senhor Secretário em nome de toda a população que há anos só ouve promessas e mais promessas sobre a construção do monotrilho no ABC.

Luiz Turco durante vistoria na linha 10-turquesa da CPTM em outubro de 2017.
Luiz Turco durante vistoria na linha 10-turquesa da CPTM em outubro de 2017.

Check Also

educ1

Luiz Turco participa de audiência com o secretário estadual de Educação

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa realizou na tarde de terça-feira (21) …