Home / Uncategorized / Luiz Turco defende jovens atletas em novo Projeto de Lei

Luiz Turco defende jovens atletas em novo Projeto de Lei

Deputado Estadual Luiz Turco protocola Projeto de Lei nº1067/2017 que institui o CETEF – Cadastro Estadual de Treinadores e de Escolinhas de Futebol, junto à Federação Paulista de Futebol.

O objetivo com o projeto é acompanhar a atuação dos Treinadores de Futebol, autônomos ou contratados; se apropriar de ferramentas de avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pelas Escolinhas de Futebol; possibilitar a consulta às informações sobre formação e atuação profissional dos Treinadores e Professores de Futebol, pelas associações desportivas, clubes de futebol e público em geral, que tenham interesse na contratação desses profissionais; e, por fim, incentivar o contínuo aprimoramento, formação e qualificação dos profissionais da área.

A implementação do cadastro fica sob a responsabilidade das entidades sindicais representativas da classe dos Treinadores de Futebol, e das entidades sindicais patronais representativas das Escolhinhas de Futebol no Estado.

pl futebol 1

Infelizmente, não são poucos os casos em que o sonho de iniciar uma carreira como jogador de futebol acaba se transformando em um grande pesadelo para inúmeros jovens brasileiros, muitos, aliás, com potencial para se tornarem grandes atletas. Atraídos pela oportunidade de jogarem em um time ou liga de futebol, crianças e jovens aspirantes a atleta, ou mesmo jogadores desempregados, são abordados por falsos treinadores, que prometem contratos, normalmente, em times de outros Estados ou até mesmo de outros países.

Normalmente, esses falsos treinadores e escolas de fachada pedem um depósito inicial e depois desaparecem. Em alguns casos, acontece de levarem os atletas até outros Estados ou país e os deixarem lá sem qualquer recurso ou assistência. Em casos ainda mais graves, foram registradas ocorrências de maus tratos e pedofilia por parte desses falsos treinadores.

Foi pensando nisso que o deputado estadual Luiz Turco protocolou o PL nº1067/2017, que permitirá que o Cadastro de Treinadores e de Escolinhas de Futebol, atualizado e validado a cada dois anos, e disponibilizado eletronicamente pela FPF para consulta do público em geral. O projeto trará mais transparência para o exercício da profissão dos Treinadores de Futebol, e contribuirá para coibir a prática de abusos, estelionato e outros golpes contra nossos jovens atletas, ou aspirantes a atleta.

pl futebol 2

 

Check Also

_DSC0750

Audiência Pública debate o futuro do Semasa

O Deputado Estadual Luiz Turco participou na noite de segunda-feira, dia 13, da Audiência Pública …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *