Home / Uncategorized / Lula e Dilma inauguram a maior obra para levar água ao sertão nordestino

Lula e Dilma inauguram a maior obra para levar água ao sertão nordestino

Com a praça lotada em Monteiro, no interior da Paraíba, o ex-presidente Lula e a presidenta deposta, Dilma Rousseff, realizaram uma festa popular marcando a inauguração de um trecho concluído da transposição do rio São Francisco na tarde de ontem (19). A obra leva 3% da vazão do rio São Francisco para 4,5 milhões de nordestinos.

A expectativa é de que 12 milhões de pessoas sejam beneficiadas ao término de todo o projeto. Porém, com este trecho Leste concluído, 168 municípios da Paraíba e Pernambuco serão contemplados. A população mais pobre, que cultiva lavouras de subsistência, terá acesso à água potável.

Sob gritos de “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”, o ex-presidente reivindicou a autoria da obra para sua gestão e de sua sucessora. “Eu considero a transposição a obra mais importante do país, que vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas”, ressaltou. Dilma também alfinetou Temer sobre a paternidade da obra: “Estamos vivendo um momento muito difícil no nosso país. São mentiras sistemáticas por alguém que nunca levantou um dedo pela transposição e agora vem aqui dizer que foi ele quem fez”, declarou Dilma. A obra no Velho Chico, embora tenha sido pensada há dois séculos, se transformou numa prioridade a partir do segundo governo de Lula e dos seus dois governos.

No último dia 10, Michel Temer tinha inaugurado este mesmo trecho leste da obra. Durante a cerimônia de inauguração, a população local protestava contra o governo gritando “Fora, Temer”.

Uma pequena comparação das diferentes inaugurações da mesma obra no rio São Francisco. (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma pequena comparação das diferentes inaugurações da mesma obra no rio São Francisco. (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Check Also

IMG_5904

2017: um ano de muitas lutas, desafios e conquistas

2017 foi um ano difícil para o Brasil. O governo ilegítimo de Temer realizou uma …