Home / Uncategorized / Parque estadual

Parque estadual

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em 07 de Junho deste ano, uma emenda ao projeto de lei autorizando o governo estadual a oferecer a concessão de 25 parques estaduais. Atualmente, essas áreas são protegidas pela lei de preservação ambiental. Com a decisão do governo Alckmin, esses parque serão explorados por 30 anos. A justificativa do governo é a arrecadação de recursos para o estado, sendo que São Paulo é o mais rico da federação.

O Deputado Luiz Turco se posicionou contra este projeto, que estava parado há um ano na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Houve uma única audiência pública até hoje e fomos pegos de surpresa com um projeto que inclusive foi votado às pressas”, diz Turco. O Deputado afirma também que o governo do estado realizou esta aprovação sem dialogar com a sociedade e com ambientalistas.

O Parque Estadual é uma unidade de conservação ambiental, criado para preservar a fauna e flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção, os recursos hídricos, além de conservar a cultura e a história local.

Os parques que serão privatizados fazem parte dos 8,5% do que ainda resta da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil. Para o gestor ambiental Paulo Eduardo, essa concessão dos parques estaduais para exploração econômica gera uma grande insegurança para o meio natural, já que essas áreas serão “ferozmente” exploradas por indústrias farmacêuticas, hoteleiras e madeireiras.

Check Also

Visita-Luiz-Turco-3

Luiz Turco beneficia Santa Casa de Junqueirópolis com emenda parlamentar

Recurso de R$ 50 mil foi destinado para investimentos de custeio e compra de medicamentos …